terça-feira, 1 de novembro de 2011

Alguns motivos para mastigar bem.

É realmente impressionante como hábitos simples podem promover mudanças significativas na qualidade de vida das pessoas. Um hábito extremamente importante para a manutenção de uma vida equilibrada está ligado ao simples ato de mastigar a comida vagarosamente e diversas vezes (os macrobióticos chegam a aconselhar 150 vezes por porção!!) durante as refeições. Fica aqui algumas dicas para melhorar sua saúde .

Melhora a Digestão.

É intuitivo. Quanto mais você mastigar e quanto menos tenso estiver na hora da refeição melhor será sua atitude de paz e alegria e melhor você digerirá e assimilará seu alimento
Desenvolve Paciência e Auto-Controle.

Se tiver disciplina nas refeições, terá mais disciplina em sua vida. Também desenvolverá maior paciência. Quando estiver impaciente, sentirá impaciência ao mastigar. Uma produz a outra. Mais mastigação produz mais paciência; mais paciência produz mais mastigação. Seu auto-controle se manifestará quando você conseguir esperar um pouco mais por sua gratificação com comida em vez de conseguir essa gratificação de imediato através de comportamento impulsivo. O prazer momentâneo que conseguimos ao ingerir alimentos nocivos desaparece rapidamente. Mas os efeitos negativos se farão sentir por um tempo muito mais longo.

Reduz a Quantidade de Comida Desejada.

Quando mastigar mais, você necessitará de menos comida porque conseguirá extrair mais nutrição de seus alimentos. Ao diminuir a quantidade de comida, seu estômago diminuirá de tamanho. Se comer corretamente, você diminuirá o tamanho de seu estômago. Quando nossa saúde melhora, precisaremos de menores quantidades de alimentos. E ainda contribui para reduzir seu peso gorduroso e o peso total devido ao balanço dietético negativo e associado a um programa de exercícios físicos potencializa mais resultados.e ainda ganha condicionamento físico.alguns hormônios são capazes de quebrar/triturar/reduzir os alimentos em partículas menores e que facilitam a absorção de nutrientes. O ato de comer devagar permite que o cérebro capte, de maneira mais eficiente, o recado enviado pelo hormônio da saciedade (PPY) de que você já está satisfeito, ou seja, que já é hora de parar. Esse hormônio é produzido pelas células do intestino, entra em ação aproximadamente de 20 minutos após o início da refeição e tem efeito contrário ao hormônio estimulador do apetite, a grelina.
Ao ingerir conscientemente alimentos saudáveis seu corpo se tornará mais firme e mais “enxuto”. Há indivíduos que não perdem peso, qualquer que seja a dieta que adotem. Os resíduos de alimentos parcialmente digeridos permanecem dentro do corpo. Depósitos de resíduos espessos e grudentos criam um bloqueamento para o fluxo de energia. Essa energia se torna, então, estagnada.
Entretanto, se seguir o princípio de matigar vagarosamente e ingerir alimentos saudáveis que equilibrem sua condição individual, de maneira natural atingirá seu peso ideal.

Reduz a Necessidade de Doces.

Pessoas que mastigam muito pouco constantemente precisam de doces com as refeições. Aqueles que mastigam bem e bastante os carboidratos simples e os complexos notam o sabor doce inerente a esses alimentos e frequentemente conseguem diminuir sua necessidade de doces. É importante para pessoas que sofrem de hipoglicemia ou diabetes e desordens relacionadas do pâncreas e do baço (os quais controlam o açúcar do sangue) mastigar bastante - 150 vezes ou mais. Esses órgãos processam os açúcares. Quanto mais mastigarmos, mais doces os alimentos nos parecerão. O sabor adocicado, juntamente com refeições sem tensões ou estresses, colaborarão para diminuir a necessidade de doces.

Ativa as Glândulas.

A mastigação ativa todas as glândulas,ativando alguns hormônios desde a pituitária até a tiróide, o pâncreas, o baço e as gônadas. Os órgãos sexuais se tornam mais equilibrados. A glândula que sofre a maior mudança é ótimo, o qual produz as células-T de memória necessárias para o bom funcionamento do sistema imune.

Reduz a Ansiedade por Comida

Há muitas pessoas com ansiedade por comida. Elas não conhecem a razão para tal ansiedade. Se você mastigar bem uma dieta saudável, aos poucos descobrirá que sua ansiedade por alimentos não saudáveis diminuirá. Você vai passar a se satisfazer com o que comer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário