domingo, 3 de junho de 2012

"Sal" mocinho ou vilão?




A pratica esportiva em ambiente salino. 


Por Arthur Rodrigo 


Tantas vezes apontado como um inimigo, o sal é afinal muito importante para a nossa existência. Além de temperar a comida e de conservar os alimentos, ele é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, sendo necessário na manutenção do metabolismo e para o sistema imunológico. O cloreto de sódio (sal) contém vários íons importantes para o metabolismo das células. O sal é fundamental no equilíbrio entre os fluídos celulares e extracelulares, ativa a transmissão de impulsos nervosos por todo o corpo e permite o funcionamento do cérebro e o controle das funções vitais do organismo. 


O erro está no consumo excessivo: e quem abusa deste mineral terá um grande agravante no aumento do risco de contrair a hipertensão, doenças cardiovasculares, derrame cerebral, osteoporose, câncer no estômago, catarata... e Por ai vai. a Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha a ingestão máxima de 2 g de sódio por dia (ou uma colher de chá).


Aqui no nordeste somos privilegiados em ter uma grande faixa litorânea e clima quente praticamente o ano inteiro, ambiente altamente convidativo para a pratica esportiva. Na praia é uma boa opção para seus treinos em ambiente salino. Além do solo fortalecer os músculos e trabalham o corpo por inteiro,. Quanto a diversidade de modalidades praticadas (voleibol,caminhada,futebol,treinamento funcional e etc..).e vivenciar o contato com este íon. 


Quando o mar evapora e a brisa do mar dissipa esse sal no ambiente e elevado, essas partículas em contato com a pele ameniza e doenças dermatológicas que tão são desagradáveis a sua saúde. Além disto propicia o alivio do stress, fadiga mental e muscular e. Contribuição para a melhoria dos padrões sono, a asma é freqüentemente causada pela inalação de alérgicos como pó, pólen e fumo, o sal limpa as vias respiratórias e remove obstruções tornando mais fácil a respiração. 


E quando o corpo está em contato com o sal da praia trabalhando dentro dos seus parâmetros fisiológicos normais, o sal pode atingir um nível mais elevado de desempenho. O vigor e a resistência são maximizados aumentado sua performance atlética. Os praticantes de esportes na praia concordam que, conseguem um melhor desempenho. Isto significa que os atletas teriam mais ar de reserva pela dilatação de seus brônquios. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário