sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Top 5 das evidências científicas sobre os benefícios da sauna

Ajuda a eliminar toxinas, renova o aspecto da pele, reduz o nível de estresse. Esses são alguns dos muitos benefícios que os banhos de sauna oferecem ao seu usuário.


Os egípcios, a cerca de 4.000 a.C (primeiros registros históricos da sauna) sabiam que essa prática poderia trazer melhoras para a saúde. Apesar de não ter sido inventada pelos finlandeses, a sauna é um elemento essencial na cultura do país. Tanto que o nome é originado da língua finlandesa (a pronúncia é “souna”), que serviu de origem para outros países também.

A sauna terapêutica desenvolvida na região da Escandinávia, especificamente na Finlândia, é usada para tomar banho, ajuda a curar doenças e ainda servem como ambiente para o parto. A paixão nacional finlandesa é mais que um lugar para relaxar, o calor que provoca o suor também é pensado para melhorar muitos problemas de saúde como hipertensão, fadiga, dor, e até mesmo vício.

Há vários estudos formais sobre os benefícios trazidos com o uso da sauna, abaixo você encontra os cinco principais:

1 - Ajuda nos sintomas de fibromialgia

Um estudo desenvolvido pelo Departamento de Reabilitação e Medicina Física na Universidade de Kagoshima, no Japão, foi realizado com 44 mulheres que tinham sintomas de fibromialgia (fadiga, dores e sensibilidade nas articulações, tendões e tecidos moles). Três dias por semana, os pacientes participavam de sessões de sauna, combinados com duas sessões de exercícios aquáticos. Na combinação entre as duas práticas a qualidade de vida e os sintomas de fibromialgia melhoraram nos pacientes.

2 - Pode combater a hipertensão

Apesar de haver críticos que condenam o uso da sauna para pacientes com problemas cardíacos, a pesquisa realizada pelo Centro Cardiovascular e Prevenção na Universidade de Montreal, Canadá, indica que o exercício físico combinado com a sauna melhora os sintomas de hipertensão. No entanto, sair da sauna e ir de imediato ao banho gelado não é indicado, isso pode aumentar o risco de arritmias cardíacas.

3 - Melhorar a resistência

Pesquisadores da Nova Zelândia comprovaram que os corredores de longa distância que utilizavam a sauna, aumentaram seu tempo de corrida até a exaustão em 32%.

O volume de plasma e hemácias após o uso da sauna aumentou 7,1% e 3,5%. A pesquisa mostrou que o uso desse ambiente após os exercícios é aconselhável para aumentar o fluxo sanguíneo, além de melhorar a resistência.

4 - Melhoras nos efeitos do resfriado

Na Universidade de Viena, na Áustria, um experimento dividiu 25 pacientes que usaram a sauna, e 25 que não utilizaram, para determinar se o uso da sauna tem algum impacto no desenvolvimento de um resfriado comum. Durante um período de seis meses os grupos foram analisados, e ao final do estudo, observou-se que o grupo que usou a sauna teve uma incidência muito menor de constipação.

5 - Desintoxicação
Estudos já confirmaram que a transpiração em uma sauna pode ajudar a desintoxicar o corpo de agentes tais como o ácido láctico, o sódio e o ácido úrico, que acumulam em nosso organismo. Quando você está dentro da sauna, ocorre o aumento do fluxo sanguíneo, melhorando a oxigenação do sangue que consequentemente ajuda na dissolução de agentes tóxicos. Na pesquisa da Southwest College of Medicine Naturopathic em Tempe, Arizona (EUA), a sauna foi comprovada como um componente eficaz de purificação e limpeza, para expelir substâncias químicas do corpo.

Não agrada a todos...

Apesar de apresentar tantos benefícios, o ambiente de vapor, fechado e de elevada temperatura, não agrada a todas as pessoas. O local pode causar uma sensação desagradável devido ao calor excessivo, irritação nos olhos por conta da temperatura, dilatação dos vasos deixando a pele vermelha e sensível, queda na pressão, além dos problemas para respirar dentro do ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário