quinta-feira, 22 de maio de 2014

Pilates


O Pilates hoje já é uma realidade dentro das mais variadas modalidades de exercício físico. A técnica foi criada pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, nomeada pelo mesmo de Contrologia e desenvolvida num campo de concentração durante a Primeira Guerra Mundial.
Joseph Pilates teve um histórico de saúde frágil, apresentando em sua infância raquitismo, febre reumática e asma. Tinha uma característica de superar suas limitações físicas e por isso estudou, como autodidata, anatomia, biologia, física, fisiologia e medicina oriental, além de praticar atividades físicas como box e ginástica.
A ideia da sua técnica é trazer ao ser humano equilíbrio entre o corpo e a mente. Dessa forma, promover boa saúde para que se aproveite a vida com felicidade, por meio de movimentos naturais, dentro de uma abordagem analítica da mecânica do corpo, postura e respiração correta, controlando conscientemente esses movimentos. Estes guiados por princípios que são, originalmente, respiração, centro, concentração, controle, precisão e fluidez.
Trabalhando dentro de uma organização física, a partir do alinhamento do corpo, atinge a musculatura mais profunda com a intenção de proteger o corpo de lesões causadas pelo stress diário.
Antes de praticar a técnica o aluno deve ser avaliado, pois os exercícios são dirigidos às necessidades específicas do mesmo, pensando na construção do corpo harmonioso. As sessões duram, em média, uma hora e sua frequência deve ser de duas vezes por semana, no mínimo.
De acordo com Lucimara Castor, professora graduada pela Universidade de Pernambuco, com formação em Pilates Studio pela Physio Pilates e atuante no Studio 7, em Recife: “ O Pilates é indicado para todos, por ser uma atividade que traz benefícios para capacidades físicas como força, flexibilidade, coordenação e equilíbrio, reduzindo fadiga, protegendo articulações, melhorando postura e autoestima, controlando respiração, diminuindo ansiedade, através de uma reeducação de movimento.”
A técnica é dividida em duas linhas, o Pilates Tradicional e o Pilates Científico. O tradicional é fiel á técnica original e o cientifico apresenta adaptações, buscando a ciência contemporânea.
Os tipos de Pilates são o MAT e o STUDIO. O MAT PILATES é o Pilates realizado no solo, fazendo uso de vários acessórios, como exemplos: rolo, bolas, halteres, caneleiras, faixas elásticas e arco. O STUDIO PILATES é o Pilates que inclui o MAT e os aparelhos criados por Joseph, como exemplos: Ladder Barrel, Reformer, Cadillac e Wunda Chair.
Os dois tipos trazem excelentes benefícios e a principal diferença se encontra no grau de dificuldade. O MAT exige muito mais esforço e o STUDIO tem maior possibilidade de ajuste, facilitando ou dificultando o nível dos exercícios.

Hoje temos uma grande quantidade de espaços que oferecem aulas de Pilates na Região Metropolitana do Recife. Procure um profissional que possa orientar qual tipo seria mais o indicado pra você e seja feliz praticando o Pilates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário